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Tendências de Marketing para 2023

Aviso: este texto foi atualizado para a realidade de 2023.

O Marketing está se reinventando a cada dia, e estar por dentro das tendências é fundamental para os profissionais dessa área se manterem atualizados e prontos para as mudanças que sempre aparecem.

AS EXPECTATIVAS PARA O 5G

Ainda em 2020, muito foi falado sobre o 5G, que promete uma velocidade de dados mais rápida e a melhora na conexão em todo o mundo.

Durante o primeiro semestre de 2023, houve um leilão de frequências de rede e várias empresas já têm oferecido 5G regularmente para seus assinantes. Com isso, conteúdo passou a ser principalmente visual, com grande preponderância de vídeos em redes sociais e um salto de visualizações no Youtube.

AS PREOCUPAÇÕES COM PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

As empresas têm crescido em preocupação no que diz respeito à obedecer à Lei Geral de Proteção dos Dados. que entrou em vigor em agosto de 2021. A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) já está formada e diversas empresas já estão adotando práticas para proteger dados de seus usuários, embora algumas ainda andem no escuro quanto a isso.

Para 2023, a expectativa é de que esse cenário já esteja consolidado, havendo um entendimento melhor do que pode ser feito ou não em relação aos dados dos cidadãos, e até onde os profissionais – inclusive aqueles que atuam com Marketing e fazem muito uso de dados e análises dos consumidores/clientes – podem chegar no contexto online e no off-line.

OS AVANÇOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Há muito tempo a inteligência artificial é alvo de especulações, e inclusive, já entrou na cultura pop e no imaginário popular que um dia os robôs terão inteligência suficiente para dominar os seres humanos.

No entanto, a realidade é de que a inteligência artificial, no momento atual, é muito mais uma ferramenta para nos auxiliar do que um meio tão autônomo a ponto de nos dominar. Um artigo da revista Forbes fala sobre um aumento dos chatbots nas empresas e, segundo o Smart Insights, apenas 10 a 15 por cento das empresas realmente possui a capacidade de usar a inteligência artificial no marketing e para otimizar suas rotinas do dia a dia.

Com o Chatgpt, disponibilizado para o público no começo de 2023, a expectativa é de uma revolução na produção de conteúdo. Não só a produção de texto deve dar um salto, como a ferramenta deve servir de apoio, também, à produção de vídeos e podcasts, seja com roteirização ou a produção da própria narração em si, seja com checagem de dados e, até mesmo, programação, como jogos, calculadoras, etc.

O PROTAGONISMO DOS COMANDOS DE VOZ

De acordo com a ComScore, pelo menos metade das buscas na internet serão feitas via comandos de voz, e isso inclui o próprio Google e mecanismos que funcionam como assistentes pessoais como a Alexa (da Amazon), a Siri (dos celulares IPhone) e a Cortana (da Microsoft), que vêm crescendo em número de usuários.

A princípio, essas ferramentas servem principalmente para tarefas do dia a dia como colocar um alarme, ligar luzes, pedir uma música e fazer perguntas como sobre as previsões do clima.

A tendência é de que os profissionais de Marketing comecem trabalhar em conteúdos para dispositivos de áudio, sem pensar apenas no rankeamento de textos no Google.

OS CUIDADOS COM O BRAND ACTIVISM (ATIVISMO DE MARCA)

Algumas empresas têm seguido a tendência de se posicionar a favor de causas, como exemplo do antirracismo, da diversidade, da inclusão, do meio ambiente e vários outros, enquanto outras apelam para valores mais tradicionais, familiares. O que deve-se observar para o próximo ano é que a marca precisa reforçar seu compromisso com essas causas através da ação, baseando-se no Marketing de Confiança. Esta é uma tendência que já vinha desde 2021 e que se torna cada vez mais importante.

Assumir o apoio a uma causa que está em alta ou a um ponto de vista popular entre os consumidores pode ser uma estratégia extremamente benéfica para as marcas, mas também precisa refletir um desejo real da empresa de atuar nessa causa e promover mudanças de verdade, caso contrário os clientes vão reconhecer isso com um ativismo vazio.

Novas tendências do Marketing são divulgadas todos os dias, e essa é uma área de atuação em que os profissionais e empresas precisam estar a todo tempo atualizados e atentos.

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